Podemos guardar a informação dos pacotes que tiveram updates depois de instalado o Fedora e assim podemos aplicar em um sistema que tenha sido instalado de novo para ter os mesmos pacotes.

Para isso necessitamos de fazer download de todos os updates que temos desde a instalação do sistema operativo. Neste caso necessitamos do software yumdownloader que não vem instalado por defeito no fedora. Para instalarmos o yumdownloader usamos o seguinte comando:

yum -y install yumdownloader

Agora que temos instalado o yumdownloader usamos o seguinte comando dentro da diretoria para onde queremos os pacotes :

rpm -qa --qf %{NAME}.%{ARCH}\\n | while read pkg; do yumdownloader --resolve --disablerepo=fedora $pkg; done

A opção --resolve server para fazer download das dependências dos pacotes caso hajam dependências.

A opção --disablerepo=fedora server para não fazer download dos pacotes que temos na instalação, se fez a instalação por DVD/CD esses pacotes já lá estão. Se mesmo assim quer todos os pacotes instalados mesmos os que tem no DVD/CD basta apagar a opção --disablerepo=fedora do comando acima.

Para instalar os pacotes em um sistema, basta copiar estes pacotes para a máquina onde queremos instalar e fazer o seguinte comando para instalar os pacotes:

yum localupdate *.rpm

Assim ficam instalados todos os pacotes que fizemos download. Isto serve para podermos instalar máquinas que necessitam de ter o mesmo software instalado. Também é uma maneira de fazer clone.